14/02/2008

As verdades da desistência..

Para evitar confusões decidi procurar e colocar aqui a regulamentação da Federação em relação às desistências, nomeadamente em relação à situação do Sapiãos:

Regulamento Disciplinar da Federação

SUB-SECÇÃO X
DESCLASSIFICAÇÃO E DESQUALIFICAÇÃO
Artigo 38º
1. Nas competições por pontos a pena de desclassificação tem as seguintes consequências:

a) O Clube punido fica impedido de prosseguir em prova e perde todos os pontos até aí conquistados, os quais não revertem, porém, em favor dos adversários que defrontou até então;

b) Para efeitos de classificação na prova o Clube punido fica a constar no último lugar com zero pontos.

c) Se a desclassificação tiver lugar durante a primeira volta da competição, os resultados dos jogos disputados pelo Clube desclassificado não são considerados para efeito de classificação dos restantes Clubes;

d) Se a desclassificação tiver lugar durante a segunda volta da competição não são considerados apenas os resultados dos jogos disputados pelo Clube desclassificado durante a segunda volta.

e) Se a pena de desclassificação respeitar a factos ocorridos nas últimas três jornadas da competição, à pena de desclassificação acresce a de suspensão por uma época desportiva.



Sendo assim tudo fica como está. Visto que na segunda volta o Sapiãos ainda não tinha pontuado a classificação não sofre qualquer alteração.

3 comentários:

Anónimo disse...

É uma pena o que vai no futsal. Talvez se as equipas que desistem tivessem bem classificadas certamente isto não acontecia. Tb sei que é dificil gerir uma instituição ainda por cima sem resultados desportivos, mas tb sei que com ardou e empenhado trabalho era evitavel o sucedido para bem do FUTSAL. É lamentável que os amantes e praticantes deste magnifico desporto sejam privados de o praticar durante a restante prova, visto não poderem ser inscritos noutros clubes...é lamentavel! Acho que a Federação poderia abrir excepções nestes casos.

Anónimo disse...

Sr. anónimo! De certeza que as equipas não desistem se estiverem bem classificadas. Estas desistências é devido à falta de apoios a nível financeiro, a nível directivo, massa associativa...
É na realidade uma pena...mas será mesmo que os jogadores lesados não podem jogar noutro clube? Não haverá por acaso assim como ninguém quer a coisa, uma falha no regulamento que possa permitir que estes jogadores possam jogar?

Anónimo disse...

Sem duvida que concordo que deveria haver uma situação de excepção para esses atletas! De qualquer forma acho sempre lamentável quando uma equipa desiste, e a falta de resultados desportivos não pode ser impulsionador da desistência mas sim do trabalho de forma a dar a volta às situações. Enfim...